segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alimentos Antioxidantes


Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar ou inibir a oxidação do substrato. Podem agir bloqueando a formação dos radicais livres (RL) ou interagindo com estes, tornando-os inativos.

Antioxidante - " free radical scavenger "- pode ser assim definido: qualquer substância capaz de doar elétrons para o radical livre, inativando-o, tornando-o um composto eletricamente estável.

Os antioxidantes endógenos podem ser divididos em 4 categorias básicas: 1) antioxidantes enzimáticos; 2) antioxidantes solúveis; 3) antioxidantes nutricionais; 4) seqüestradores de metais de transição.

Antioxidantes Nutricionais
Os antioxidantes denominados nutricionais são aqueles também encontrados em frutas e vegetais, como a ácido ascórbico (vitamina C), alfa-tocoferol (vitamina E) e o betacaroteno (vitamina A).

A vitamina C é uma vitamina hidrofílica que pode funcionar como neutralizador de espécies reativas de oxigênio. Contudo, na presença de íons de metais de transição como o ferro e cobre, o ascorbato pode se tornar um agente pró-oxidante causando intensa peroxidação lipídica. Como antioxidante, a vitamina C seqüestra oxidantes neutrofílicos, radical hidroxila (OH.), H2O2 e ácido hipocloroso.

A vitamina E encontra-se localizada tanto na membrana celular como nas lipoproteínas circulantes. Bloqueia a peroxidação lipídica por remover radicais peroxil. Remove também radical superóxido, hidroxil e "singlet oxigênio".

O betacaroteno constitui a maior fonte de vitamina A e funciona como antioxidante por inibir a oxidação da fosfatidilcolina e impedir a peroxidação lipídica.

Além dos antioxidantes endógenos, existem os antioxidantes provenientes da natureza, principalmente aqueles provenientes da dieta e aqueles elaborados sinteticamente.

Os antioxidantes sintéticos mais conhecidos são: acetilcisteína, coenzima Q, flavonóides, alopurinol, SOD, probucol, vitamina C e E, betacaroteno, selênio e zinco, entre outros.

(Fonte: Dra. Claudia P.M.S. Oliveira Médica pesquisadora da Disciplina de Gastroenterologia da FMUSP)

DICA METANÓIA - Confira a seguir uma lista de alguns alimentos antioxidantes para inclui-los em sua alimentação diária:

Vitamina A- cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
Vitamina C- frutas cítricas como laranja, lima, e limão, melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
Vitamina E- óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
Beta Caroteno- verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
Zinco- cereais integrais, germe de trigo, peixes, marisco e crustáceos, leite, aves e carnes vermelhas.
Selênio- carnes vermelhas e aves, castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos e fígado.
Catequinas- uva, chá verde, frutas silvestres como morango e amora.
Isoflavona- soja
Licopeno- tomate
Bioflavonóides- uvas escuras ou vermelhas e frutas cítricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário