terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sobre o Azeite de Oliva

Já se conhece o efeito protetor ou mesmo preventivo nas doenças cardiovasculares e inflamatórias, mas pouco é conhecido sobre o papel do azeite de oliva em relação a esse efeito.

Para avaliar esse aspecto foi estudado a influência do azeite de oliva, óleo de milho e óleo de peixe adicionados na dieta habitual na produção do superóxido e óxido nítrico encontrados nos macrófagos, células brancas acionadas para defender o organismo dos processos inflamatórios. E mais: o efeito destas gorduras na liberação de ácido araquidônico e prostaglandinas, substâncias diretamente relacionada com os processos inflamatórios.

Os resultados mostraram que o azeite de oliva e o óleo de peixe aumentaram a produção do óxido nítrico (NO) e diminuíram a mobilização do ácido araquidônico e da produção das prostaglandinas, E2, Foi mostrado que somente o azeite de oliva oferece um efeito benéfico adicional pelo aumento da produção da razão NO/ O2.

Estes dados significam que o consumo habitual do azeite de oliva reduz o estresse oxidativo, que por sua vez diminui o risco de doenças cardiovasculares e de processos inflamatórios.

DICA METANÓIA: O azeite de primeira qualidade é o azeite extra virgem extraído de frutas bem maduras, obtido na primeira prensagem a frio e, portanto, conservam-se as características sensoriais e os compostos fenólicos que oferecem benefícios nutricionais. O azeite comum, normalmente encontrado em latas nos supermercados e na maioria dos restaurantes brasileiros, por sua vez, é originado da segunda extração à quente e por isso, apresenta propriedades sensoriais e nutricionais inferiores. O azeite de oliva extra virgem deverá ser utilizado preferencialmente a frio. Se o aquecimento do azeite estiver por volta de 180ºC, não há modificação química do mesmo, preservando-se assim, suas qualidades nutricionais. Acima desta temperatura, as propriedades nutricionais não são conservadas

(Com informações do site www.shirleycampos.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário