quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Benefícios da Soja

Olá amigos do Metanóia!

Hoje vamos falar um pouco dos benefícios da soja para a nossa saúde. No último post demos "uma pincelada" sobre assunto, então, para você que busca uma alimentação saudável, aqui vão mais algumas razões para que esse alimento seja incluído em sua dieta. 

A soja fornece inúmeros benefícios para o corpo humano. Estudos já comprovam que seus grãos conseguem melhorar a funcionalidade do zinco, não deixando que ele se aglomere nas veias e cause infarto. Ela ainda pode ajudar no controle de peso de indivíduos diabéticos.

Mas este grão tem um papel muito maior do que se possa imaginar: seus benefícios estão relacionados à saúde cardiovascular e óssea, diminuição do colesterol, equilíbrio hormonal, melhora nos fogachos da menopausa e na prevenção do câncer de mama. Mas além disso tudo, a soja também é um ótimo aliado para as pessoas que praticam qualquer exercício físico: a quantidade de proteína presente na soja é uma ótima fonte de nutrientes pra quem precisa encarar um dia de treinamento, corrida ou musculação, prevenindo assim lesões ósseas e musculares. Além de ser essencial para o desenvolvimento físico e muscular.

Quem nunca sentiu dores musculares após um treino forte ou prova? A boa notícia é que Ingerir soja depois de duas horas do treinamento pode render uma maior recuperação muscular, ajudando o atleta assim a livrar-se das dores que incomodam tanto. O exercício físico é saudável, mas cria um stress oxidante que pode contribuir para as dores, inflamação dos músculos e a formação de radicais livres. A proteína de soja pode acelerar a recuperação dos músculos após os exercícios e diminuir as lesões.

Soja todo dia
Com a grande quantidade de produtos feitos a base de soja no mercado, não será uma tarefa árdua usufruir deste alimento diariamente. A quantidade recomendada é de 20 à 50 gramas de proteína de soja por dia, o que equivale a 100 gramas de soja cozida, um copo de leite de soja ou meia xícara de queijo de soja, mais conhecido como Tofu. A soja também pode ser ingerida torrada, com saladas, misturada no feijão, ou até na fabricação de pães e em massas, com a farinha de soja.

Amanhã, um novo post com algumas receitas deliciosas à base de soja. Não perca!#

Nenhum comentário:

Postar um comentário